LxFactory em Lisboa. Obrigado ao autor.

O que fazemos

1. Auditámos planos estratégicos assim como a comunicação, a gestão, a organização, a qualidade e o nível de adaptação ao meio envolvente.                              

2. Propomos estratégias empresariais e comportamentais, para aumentar o Desenvolvimento Económico e Sociocultural, Socialmente Sustentável (moral- e socialmente responsável).

3. Propomos critérios e práticas de investimento Socialmente Responsáveis.

4. Aconselhamos e acompanhamos processos de formação de opinião e de tomada de decisões, Socialmente Responsáveis.

5. Aconselhamos os detentores de arte e propriedades a aplicar, na sua gestão, critérios de Sustentabilidade Social.

Prestamos apoio às empresas, ao Estado, às autarquias e a organizações em geral, quando estas pretendem melhorar os resultados pelos quais assumiram a responsabilidade e se preocupem com a sua sustentabilidade social.

Fazemos este trabalho estudando, no local, as situações, falando com os responsáveis e com os interessados. Damos especial atenção a três fatores de desenvolvimento:

  1. dinâmica da situação
  2. caraterísticas da comunicação
  3. qualidade dos elementos presentes

Com base na auditoria efetuada, elaboramos um projeto com as propostas julgadas mais adequadas às questões formuladas, no intuito de  aumentar a Sustentabilidade Social da empresa, da delegação da Autoridade Tributária ou da Segurança Social, do tribunal, de uma escola ou de uma câmara municipal. Também gostaríamos de contribuir para aumentar a Sustentabilidade Social de um estabelecimento prisional, de um banco, de um museu ou de uma Santa Casa da Misericórdia.

Nas nossas auditorias não esquecemos a violência institucional (que se pode manifestar pela exploração, humilhação, assédio e mau funcionamento do Estado, da empresa ou da organização) e a utilização das liberdades individuais pelo cidadão.  Embora ausentes na maioria dos relatórios que abordam o tema genérico da sustentabilidade, como, por exemplo, o programa dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, cremos que estes dois temas (a violência institucional e a utilização das liberdades individuais pelo cidadão) influenciam fortemente a qualidade de vida do cidadão e das famílias.

No âmbito da Sustentabilidade Social, que tem tudo a ver com a responsabilidade moral e social, assumida ou não, do que cada um de nós faz, aconselhamos e acompanhamos as pessoas que se debatem com situações ou problemas, profissionais ou pessoais, complicados ou de grande responsabilidade e que sentem necessidade de falar com um bom profissional, de absoluta confiança. A conversa ajuda a refletir. Em Coaching é isto que fazemos, num contexto moralmente responsável e socialmente sustentável.

Na Consultores DSS, sabemos que quando a Sustentabilidade Social da empresa ou do Estado se encontra seriamente fragilizada, é espectável que os seus fundamentos e propósitos sejam questionados pelo cidadão. Assim, investimos os nossos conhecimentos no aumento da qualidade, da eficiência e da produtividade da empresa, da autarquia, do Estado e da organização em geral, tendo como critério a Sustentabilidade Social das mesmas. Neste contexto encaramos o aumento da qualidade, da eficiência e da produtividade, não na sua assunção quantitativa, mas como um processo de desenvolvimento, por evidência, de transformação:

  1. onde todos os implicados participam (colaboradores, cidadãos, membros da organização), sem exclusões.
  2. que conduz, a curto prazo, a melhoramentos evidentes na qualidade de vida de todos e em particular dos cidadãos e das famílias em dificuldade.
  3. que protege a saúde do nosso meio envolvente.
  4. que contraria a violência institucional e estimula o exercício das liberdades individuais pelo cidadão.
  5. que estimula o desenvolvimento, económico e sociocultral, saudável.