Consultoria de Juntas de Freguesia e Municípios

Tem um plano de Desenvolvimento Económico e Sociocultural para os próximos anos que corresponde às necessidades e desejos dos cidadãos e das empresas? A empregabilidade e a formação profissional são contempladas, assim como a assistência social, a saúde e o ensino?

Estas politicas setoriais, mas integradas num plano global, são inovadoras, dinâmicas e Socialmente Sustentáveis?

Tem mecanismos que o informam, periodicamente, sobre o grau de execução e de sucesso do plano de desenvolvimento?

Tem mecanismos, permanentemente ativos, que o alertam para possíveis situações de corrupção e fraude?  Tem mecanismos, permanentemente ativos, que captem a necessidade de ação e inovação?

Qual é a participação dos cidadãos, das famílias e das empresas na gestão e desenvolvimento do município?  Como defende o município a qualidade de vida do cidadão e das famílias?

Será que os serviços e as empresas municipais não precisam de melhorar a sua qualidade e eficiência segundo critérios de Sustentabilidade Social?

A auditoria de Consultores DSS dá uma resposta a estas questões e propõe melhoramentos concretos na perspetiva do Desenvolvimento Económico e Sociocultural, socialmente sustentável. 

Auditar a política e a gestão dos recursos e património camarário, pode levar a propostas para os dinamizar no intuito de aumentar os rendimentos camarários e assim aumentar as ajudas aos cidadãos, às famílias, às comunidades e às empresas. Não totalmente a despropósito, seria ajudar e até transferir meios para outros municípios e freguesias que se debatam com mais dificuldades. 

Fazemos a auditoria e o aconselhamento, no local e personalizado, visando tornar a organização mais eficiente, do ponto de vista social e financeiro, na ótica do cidadão.

Podemos também propor planos de Desenvolvimento Económico e Sociocultural, setorial ou integrado, para as regiões suburbanas e do interior. Aqui atividades tais como as pescas e os portos, a agricultura e a pecuária, a água, os rios e a floresta, a indústria e o comércio, são extremamente interessantes pelas oportunidades que proporcionam ao nivel da inovaçao.

A mobilidade é um problema que tem de ser resolvido, assim como a qualidade do ensino, da formação profissional e da vivência cultural e científica do cidadão.  A saúde do cidadão precisa de ser protegida.

Para tudo isto precisamos de muito mais democracia e de autarcas socialmente ambiciosos.

Apoiamos de muito bom grado a autarquia quando esta pede ajuda ao cidadão e, juntamente com as outras organizações e empresas se integra nas comunidades locais.  Criar, com amor, um futuro seguro, é tão importante como colmatar as muitas lacunas atuais e que carecem de resolução imediata.

A pobreza, a insegurança e a sensação de estar só perante a adversidade, destroem o cidadão e a sociedade. Nada disto faz sentido.

A democracia e as liberdades individuais estão fortemente subestimadas e subvalorizadas.